Autor Tópico: Excelente guia que fala português!  (Lida 1333 vezes)

Offline carlos25

  • Viajante fim de semana
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver Perfil
Excelente guia que fala português!
« em: Maio 15, 2015, 05:29:38 pm »
Fizemos uma viagem de 10 dias ao Marrocos em meados de outubro de 2014. O lugar é lindo e exótico e já nos chamava a atenção faz tempo. Organizei um roteiro completo a partir de Tanger, mas estava apreensivo em dirigir para a parte do deserto, onde há menos pessoas para orientar em caso de dúvidas. A partir disso, procurei um guia e fechamos com o Hassan, da http://www.feriasmarrocos.com/.

Enviei inicialmente meu planejamento para ele e ajustamos alguns detalhes, baseados na grande experiencia dele. Acertamos o custo, enviei parte do pagamento como sinal via Paypal e o restante foi pago lá no Marrocos, em espécie.

Já nos primeiros dias do tour pelo Marrocos, pude ver o quão acertado foi a decisão por um serviço guiado e, mais ainda, por ter optado pela agência do Hassan. Realmente, dirigir no Marrocos é mais difícil. O trânsito em algumas cidades é bem complicado, muitas motos, muito cheio e tumultuado. As estradas mesclam-se. Algumas muito boas, algumas medianas, mas dado que não é tão comum que se fale inglês, principalmente na parte mais para o interior, é fundamental alguém que conheça bem o caminho. Isso até dá mais segurança nos horários, que via de regra não refletem bem o que o Google Maps informa como tempo entre as cidades. Em geral, leva um pouco mais. Outra ponto ainda a favor de um guia experiente ao invés de dirigir sozinho é em relação aos radares. A velocidade máxima em muitos pontos de estrada é baixa (60km) e os radares são móveis, sendo que os policiais ficam escondidos ! Eu tomaria dezenas de multas, com certeza. Há, logicamente, várias outras vantagens que fomos descobrindo ao longo da viagem. Foi ótimo aprender sobre a cultura, detalhes tanto da cultura árabe quanto da bérbere (nosso guia Hassan é Berbere) e também sobre a religião muçulmana, sempre com detalhes tão enriquecedores. Os hotéis e riads selecionados foram ótimos, o carro 4x4 é excelente e fundamental na etapa no deserto.

Descrevi as vantagens de ir com um guia contratado. Vale citar agora sobre nosso guia. Hassan é uma pessoa muito bacana, conhece bem o Brasil e os brasileiros, é bem humorado e sempre respeitoso. Dirige muito bem, é prudente sem ser molenga (algo fundamental no trânsito daqui), muito preocupado com a qualidade dos serviços e do passeio. Demonstrou também grande iniciativa em diversas situações que nos encontramos e nos ajudou bastante.

O destino, Marrocos, dispensa maiores detalhes. O lugar é único, uma riqueza cultural imensa, o deserto é uma experiencia para nunca mais esquecer. Mesmo Marrakech, com sua mistura e multidão, é imperdível. Valeu a pena cada centavo investido nessas férias e nos serviços que usamos.

Carlos